As Armadilhas do Pensamento Positivo

De superatletas a devotos de autoajuda e a defensores do pensamento positivo: todos acreditam que imaginar-se bem-sucedido em algo que se deseja que aconteça será um método certeiro para atingir esse objetivo. Estudos anteriores também corroboram essa ideia, mas agora os pesquisadores estão refinando os dados. Se pintar a sua fantasia em tons róseos demais, você pode estar prejudicando suas chances de sucesso.

Uma explicação plausível é que o pensamento idealizado pode prejudicar a motivação, conforme descrito em estudo publicado no início deste ano no Journal of Experimental Social Psychology. Cientistas pediram a voluntários universitários para pensar numa versão fantasiosa de uma experiência (sentir-se o máximo de sapatos de salto alto, vencer um concurso de redação, ou obter nota 10 em um teste) e depois avaliaram o efeito da fantasia sobre os sujeitos e como as coisas ocorreram na realidade.

Quando os participantes imaginaram o resultado mais positivo, seus níveis de energia, medidos pela pressão arterial, caíram e eles relataram ter tido pior experiência com o acontecimento verdadeiro que os que evocaram visões mais realistas ou mesmo negativas. Para avaliar as experiências de vida real dos voluntários, os pesquisadores compararam as listas de metas que as pessoas estabeleceram para si em comparação com o que realmente tinham realizado e também contaram com relatos próprios. “Quando se fantasia, especialmente quando se fantasia algo muito positivo, é quase como se estivesse realmente vivenciando tudo”, segundo Heather Barry Kappes da New York University, uma das coautoras do estudo. Isso leva a mente a pensar que a meta foi alcançada, drenando o incentivo para “energizar e ir à luta”, explica ela. As pessoas podem se sair melhor imaginando como superar os obstáculos em vez de ignorá-los.

Por isso nunca fui fã de pensamento positivo, prefiro ser realista, ou de palestras e programas de autoajuda. Leia mais na Scientific American Brasil deste mês.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.