O que É o que NÃO é investimento?

Muitos confundem a compra de passivos com investimentos. É comum se ouvir a frase: Investi num automóvel para proporcionar mais conforto para minha família. Carro nunca foi e nunca será um investimento, muito pelo contrário, é um grande passivo.

De maneira simples e direta, podemos definir como investimentos todos aqueles ativos adquiridos com a intenção de lhe proporcionar rentabilidade, seja através do pagamento de dividendos, de cupons, yield ou mesmo valorização do ativo ao longo do tempo.

Já passivo é tudo aquilo que tira dinheiro do seu bolso. Ele pode lhe gerar outros benefícios, como no exemplo do carro, maior conforto. Mas ele está longe de poder ser classificado como um investimento.

Outro erro comum é comprar uma casa e dizer que investiu na compra dela. A compra de um imóvel só pode ser considerada investimento quando se deseja revendê-la com lucro ou quando a intenção é alugar e gerar renda passiva. Uma casa ou apartamento usado como moradia é considerado um passivo, afinal ele irá apenas fazer seu proprietário gastar com manutenção e condomínio.

Já a compra de livros, que não tenho dúvida, é um investimento, muitos veem como despesa. Da mesma forma o gasto com cursos e formação complementar.

Nossa sociedade consumista vive muito o TER e pouco o SER. Continue lendo…

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.