Armadilhas no planejamento para 2011

O que pode comprometer o crescimento dos pequenas e médias empresas em 2011 e o que ainda dá tempo de fazer neste anos.

1. Aumentar os custos: A economia aquecida e os gargalos na infraestrutura podem aumentar os preços em diversos setores, elevando os custos para as empresas. O que fazer: Acompanhar mês a mês, desde já, a rentabilidade dos negócios. É importante detectar o quanto antes os custos que mais crescem para traçar uma estratégia de como controlá-los e evitar perdas de eficiência.

2. Ficar sem insumos: Muitos fornecedores já trabalham na carga máxima. Dificuldades para receber matérias-primas podem acarretar atrasos na produção e atritos com os clientes. O que fazer: Negociar com os fornecedores preços, condições de pagamento e prazos de entrega para o próximo ano e avaliar se pode ser necessário começar já a antecipar compras para aumentar os estoques e não deixar que nada falte em 2011.

3. Perder funcionários: Em vários setores, a mão de obra qualificada está ficando escassa e, com isso, começa a aumentar o assédio dos concorrentes aos bons profissionais. O que fazer: Melhorar o pacote de benefícios e criar bônus e programas de remuneração variável para manter o pessoal e não ter que contratar novos funcionários, às vezes com salários mais altos do que recebem os atuais empregados.

4. Drenar o caixa: Esforços para manter pessoas e pressões de fornecedores podem estrangular as finanças, obrigando a recorrer a empréstimos de emergência. O que fazer: Negociar crédito pré-aprovado com bancos e instituições financeiras, mesmo que o dinheiro não precise ser usado no ano que vem. Conversas com investidores devem começar já, pois os aportes de capital podem demorar a sair.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.