De Contador e Louco, Todo Mundo tem um Pouco.

Quem de nós, ao menos uma vez na vida, não se deu ao “luxo” de dar opinião, parecer ou coisa semelhante, sobre assuntos relacionados à profissão alheia?

Hoje em dia, com a internet à disposição, o paciente já chega ao consultório com o diagnóstico pronto e a medicação indicada – e haja paciência ao pobre do médico que tem de escutar a ladainha e explicar que apesar de os sintomas serem parecidos, a sua doença não é igual à do amigo do amigo do vizinho.

E na hora de escalar a seleção brasileira, todos têm a lista na ponta da língua, e, nunca é igual à do técnico, que geralmente “não entende de futebol”.

Pois bem, os exemplos acima são uma forma de demonstrar que esta realidade também atinge aos contadores, ou seja, o cliente querendo se “automedicar”.

É inegável que com a globalização, hoje tudo está interligado, tudo se compartilha. Com o advento da Internet, as barreiras desapareceram. E também, se analisarmos as empresas, veremos que a distância entre elas e o mercado não existe mais.

Nossa legislação tributária é muito complexa e onerosa para as empresas, o que acaba levando muitos empresários a uma busca incansável por uma fórmula mágica que o ajude a reduzir o peso desses impostos gerados.

E na questão das transformações que a área contábil vem passando nesses últimos tempos, será que existe uma fórmula mágica para ‘desviar’ essas mudanças?

Sped Contábil, Sped Fiscal, EFD Pis e Cofins, Sped, Sped, Sp… Uffaa!! e por aí segue a grande quantidade de novas declarações e informações que o governo exige, enlouquecendo empresários e contadores, deixando rastros de dúvidas e incertezas, obrigando os contadores a “costurarem a colcha de retalhos” que é a nossa Legislação Tributária.

Além de tudo isso as empresas são obrigadas a se adequar a nova Lei das SAs 11.638/07, obrigando cada vez mais o contador a ler e interpretar as leis, tendo como consequência a contratação de novos colaboradores, virando noites, feriados e fins de semana para atender exclusivamente as exigências do governo. Porém, apesar do aumento no volume das exigências, tudo isso se apresenta também como uma nova oportunidade de mercado para o contador.

É nesse momento, que o profissional contábil deve mostrar que tem conhecimento suficiente para ajudar o cliente a entender melhor o seu negócio, demonstrando até que ponto todas as mudanças que estão ocorrendo afetarão diretamente no desenvolvimento, crescimento e continuidade de sua empresa.

O contador mais do que atender ao fisco, deve acompanhar as mudanças da legislação para deixar seu cliente informado sobre as alterações relativas a atividade da empresa. Isso por que muitos empresários não acompanham a legislação e os que acompanham, em sua maioria não conseguem interpretar o que estão lendo.

E para passar uma orientação confiável, segura e de boa qualidade, é necessário ter muito conhecimento teórico e prático sobre o assunto, o que somente um profissional habilitado será capaz de transmitir.

Por mais que as vezes há alguns questionamentos indesejáveis, até mesmo bizarros, por parte do empresário, o contador não deve ignorar e desprezar as dúvidas. Este é o momento certo e oportuno para mostrar o “valor” de um Contador.

Identificando métodos de controle, definindo metas, organizando processos, analisando criteriosamente as necessidades da empresa no contexto onde está inserida, obedecendo e se adequando as novas regras que compõe a legislação vigente do nosso país.

Por isso, cada profissional deve saber aproveitar essa oportunidade de entrar no mercado de trabalho conquistando cada vez mais o seu cliente, porém tendo o cuidado de não tornar o problema do cliente o seu problema e principalmente, NÃO ENLOUQUEÇA!

Ser contador é sempre um desafio. Parabéns pela sua capacidade de renovação e adaptação aos novos tempos. Parabéns pela sua participação na construção de um mundo melhor!

Por: Juliana Massoni

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.